quarta-feira, 18 de abril de 2012

Como instalar e configurar o TOR para navegar anônimo no Ubuntu

Inspirado no assunto do momento, o Wikileaks, eu no meu segundo post aqui no Ubuntero resolvi falar sobre como navegar na internet no anonimato.

O que é o TOR e o que tem a ver com o Wikileaks?

Ultimamente, vários arquivos sigilosos foram divulgados na internet através do Wikileaks e desde que saiu o escândalo, uma das primeiras coisas que me deixou intrigado foi sobre como esses arquivos foram publicados e por que essas pessoas que divulgaram esses arquivos não foram rastreadas, lembrando que estamos falando a nível CIA, FBI e NSA. Foi aí que descobri sobre o TOR, até o momento acreditava que o anonimato fácil na internet era um mito, coisa pra Hacker.
O TOR foi um sistema desenvolvido pelo governo americano para que tornasse possível a troca de informações entre países de forma segura, sem que que as pessoas envolvidas fossem indentificadas, pois caso fossem, poderiam sofrer com torturas, serem presas e até mortas dependendo da informação.
Basicamente, o TOR, ou The Onion Router , é uma rede de computadores distribuída com a finalidade de prover uma comunicação anônima na Internet pois em vez de direcionar a rota da para o destino, os pacotes de dados assumem um aleatório através de vários servidores (computadores dos usuários) que cobrem todos os traços para que nenhum observador consiga saber de onde vieram e para onde vão os dados.
Para conseguir navegar anonimamente terá que ser instalado basicamente 3 programas.

  • Polipo – um servidor proxy, encontra-se no Synaptic
  • Tor, the onion router.
  • Torbutton – um complemento do firefox.

Para instalar o TOR é só baixar o pacote, extraí-lo e rodá-lo.
Tor Browser Bundle for GNU/ (beta version) on i686, Link Download
Tor Browser Bundle for GNU/Linux (beta version) on x86_64, Link Download

O Torbutton é só ir em , Add-ons (complementos), pesquisar por Torbutton, clicar em adicionar ao firefox e instalar.

Colocando o TOR pra funcionar:
Primeiramente peço pra entrar no http://www.whatismyip.com/ e anotar seu IP atual, pois pra ter certeza que você está anônimo, o seu IP terá que ser diferente assim que o TOR for ativado.
Pra ativa-lo é só executar o arquivo start-tor-browser, ir no Mozilla Firefox e clicar em Tor Disabled pra ativa-lo.
Sua conexão estará anônima, vá em whatismyip, e notará que estara usando um IP diferente.
Deixando , eu sou totalmente contra qualquer atividade cracker, acredito que a informação tem que ser livre e usada para atividades construtivas e não para atos de vandalismo.

Nota: Tutorial baseado no Ubuntu 11.10

Autor: Augusto Namitala e testado e aprovado por gutherry ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário