domingo, 22 de julho de 2012

Mozilla disponibiliza suas primeiras compilações do Firefox OS

Compilações noturnas do sistema operacional em código aberto Firefox OS da Mozilla, destinado a dispositivos móveis, já estão disponíveis para download no servidor FTP do projeto. Essas primeiras compilações, nomeadas como b2g-17.0a1, são destinadas a desenvolvedores e podem ser executadas em sistemas desktop para testes. Com compilações prontas para Windows, Mac OS X e Linux (com código-fonte também fornecido), os desenvolvedores podem experimentar o sistema, criar e testar aplicativos; a equipe de engenharia para lançamentos da Mozilla espera que usuários vão também relatar quaisquer falhas que encontrarem.
A plataforma Firefox OS -- divulgada pela primeira vez em 2011 como Boot to Gecko (B2G) -- é a proposta de sistema operacional para dispositivos móveis da organização sem fins lucrativos. Completamente centrado no navegador web, a arquitetura do sistema, que opera sobre um kernel Linux, foi desenvolvida para eliminar a necessidade de aplicativos serem desenvolvidos usando APIs específicas das plataformas. Ao invés disso, os desenvolvedores podem criar novos aplicativos usando padrões abertos, como o HTML5.
Os recursos do telefone são implementados como aplicativos web armazenados localmente, removendo toda necessidade de código nativo e camadas de middleware do dispositivos. Quaisquer APIs necessárias para explorar todos os recursos do telefone, como câmera, Bluetooth, USB e NFC, são implementadas como APIs Web e submetidas à W3C "para padronização".
Uma série de fabricantes de dispositivos, incluindo a TCL Communication Technology e a ZTE, já se comprometeram a construir aparelhos baseados no processador Snapdragon da Qualcomm usando o sistema operacional da Mozilla; os primeiros aparelhos com o Firefox OS devem chegar ao mercado brasileiro no começo de 2013.
Mais detalhes sobre essas compilações diárias podem ser encontradas em uma entrada no blog pessoal de Tony Chung, da Mozilla; instruções para compilar a executar o b2g são fornecidas na página Gaia/Hacking da MozillaWiki.

Nenhum comentário:

Postar um comentário